Segmentação de Mercado – Escolha seu Publico Alvo Corretamente

Segmentação

 

Segmentar é preciso

Para a criação de um produto na Web, precisamos antes de tudo, realizar a segmentação de mercado, para podermos assim, molda-lo totalmente ao nosso publico alvo.

A segmentação de mercado consiste na separação do publico alvo em grupos, essa tarefa é trivial, pois dessa forma, podemos concentrar nossos esforços em certo publico alvo que iremos definir posteriormente.

 

O nicho correto na segmentação de mercado

Utilizaremos como exemplo o segmento de viagens para obtermos novas ideias de segmentos de mercado. Porém é importante lembrar que para a seleção do nicho correto, antes de tudo, deveremos ter em mente alguns valores.

O nicho escolhido deve ser atrativos e lucrativo

Um dos principais fatores que vão definir o sucesso do seu nicho é se ele é atrativo, ou seja, se existem pessoas buscando a informação do nicho que você pretende atuar.  Além do interesse sobre o assunto, é importante saber se esse grupo de pessoas do segmento escolhido,  tem interesse em pagar pela informação que você irá disponibilizar.

Você deve ter simpatia, gosto ou mesmo paixão pelo nicho escolhido

Escolha algo que te move de verdade, escolha um segmento que você sinta “tesão” em expor,  conversar ou compartilhar. Mesmo encontrando um nicho atrativo e lucrativo, prefira os que você tem mais afinidade, pois será uma alavanca para seu futuro produto.

Conhecimento sobre o publico-alvo escolhido

É necessário ter conhecimento sobre o nicho que você vai atuar, não necessariamente uma educação formal. Porém é primordial ter  conhecimento prévio adquirido em qualquer tipo de canal, seja através de estudo próprio por meio de sites, cursos online ou mesmo videos.  Caso você encontre um nicho que seja atrativo, lucrativo e você tenha tenha paixão por ele, mas não tenha conhecimento prévio, busca se especializar no assunto antes de atuar no segmento.

 

segmentação mercado

Encontrando um Publico-Alvo

Micro-nicho

Os micro-nichos são os sub-segmentos do mercado, uma divisão ainda maior de um determinado segmento que temos em mente, ou seja, uma parcela mais especifica de um mercado.

Será nesse sub-segmento que deveremos focar. A partir deste momento iriamos chamar de micro-nichos ou mesmo caso prefira super-nichos. A vantagem além da abordada na segmentação do mercado, é a de podermos atingir em um grupo de pessoas que alguns nichos não atenderiam por serem muito generalizados.

Pegamos o exemplo do nicho de viagem, se fossemos trabalhar diretamente com esse nicho, teríamos um grande número de concorrentes, tanto em tráfego, vendas ou mesmo em investimento e propagandas. Gerando assim mais gasto com servidores devido a quantia de acesso, custo em propaganda, entre outros.

Focando em micro-nichos podemos partir para um publico da seguinte forma. Imagine que dentro do nicho de viagens, podemos ter um nicho mais especifico como por exemplo: “viagens para o Paraguai“. Desta forma conseguiríamos foca em uma parcela menor que buscam viajar, mas especificamente para o Paraguai.

Porém se realizarmos algumas pesquisas no Google, esse termo ainda é um micro-nicho muito genérico, desta forma, podemos focar em uma parcela menor dentro desse mesmo grupo.

Assim por exemplo, podemos utilizar o micro-nicho viagem para o Paraguai saindo de Foz do Iguaçu, com esse termo conseguimos atingir uma outra camada de nichos que talvez, o nicho com termo mais genérico não atingisse.

O que determina a criação dos micro-nichos é sua criatividade em conjunto com a necessidade do mercado.

 

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