Oito táticas para Email Marketing

Estamos listando aqui 8 táticas fundamentais para boas campanhas de email marketing.

1. Criar conteúdo relevante. É um chavão, mas não custa repetir. Conteúdo é rei! Portanto, tenha certeza de que o conteúdo do seu email é de interesse para seus destinatários. Se possível, monte um centro de preferências de email para que seus assinantes ou clientes possam lhe dizer que tipo de conteúdo desejam receber.

2. Personalize. Todos gostam de se sentir especial e você pode chamar a atenção dos seus clientes ou assinantes com dados pessoais. Além do nome, tente usar outros dados (aniversário, última compra, etc.) para causar interesse.

3. Segmente a sua base. Mandar email marketing para uma única base com todos os destinatários sem distinção não dá bom resultado. Analise a base de dados e tente separar os destinatários em grupos segundo algum parâmetro bem claro (ex. região geográfica, histórico de compra, etc.). Tente também identificar pontos comuns entre clientes e tendências, para tentar alcançar mais compradores em potencial com as campanhas.

4. Integração. Email funciona melhor quando é parte de uma estratégia de marketing. Por exemplo, mande uma campanha de email marketing e logo em seguida um email direto com promoção específica via sistema de CRM, no mesmo dia. O poder de convencimento será bem maior.

5. Use mídias sociais. Mídias sociais não precisam concorrer com email marketing. Encoraje seus destinatários a compartilhar o conteúdo de email entre seus seguidores, e inclua links claros para facilitar o compartilhamento.

6. Teste e otimize. Enquanto suas campanhas não alcancem 100% de taxa de abertura e click, sempre há meios de melhorá-las! Tente testes A/B no assunto, no corpo de email ou até no “Call to Action”, para ver qual email tem melhor desempenho. Mande os teste para bases pequenas, e o de melhor desempenho para as bases principais. Teste também com segmentação de base, porque determinados conteúdos podem ter melhor desempenho com bases específicas.

7. Mantenha contato. Use email para manter contato com seus clientes e usuários. Através de email marketing automatizado e integrado com marketing direto via CRM, você conseguirá manter sua marca sempre em destaque na mente dos seus clientes, e é uma maneira segura de informá-los sobre seu negócio.

8. Otimize para plataforma móvel. Não se esqueça que um número cada vez maior de pessoas está lendo seus emails com smartphones e tablets. Tenha certeza de que seus emails são responsivos para plataforma móvel.

Fonte: SendGrid Blog.