Como usar Facebook para aumentar seu mailing

As empresas estão cada vez mais utilizando Facebook para se relacionar com seus clientes, dada sua popularidade. E muitas delas têm coletado os endereços de email dos perfis dos usuários Facebook que as “curtem” para engordar seu mailing.

Infelizmente, essa coleta pode a reputação das ações de email marketing por duas razões:

  1. Nem sempre os endereços de email constantes nos perfis dos usuários Facebook são válidos e atualizados, porque Facebook nunca mais verifica a validade do endereço de email depois que a conta do usuário é aberta.
  2. Receber uma “curtida” por um usuário Facebook, ou ser seguido por ele, não é um consentimento direto para receber email marketing.

Isto causa problemas diretos de entregabilidade, pois aumentam o volume de emails com erro de endereço e reclamações de spam.

Mas há uma boa maneira de aproveitar o Facebook para aumentar o mailing: construir mecanismos de “opt-in” diretamente na “fan page” do Facebook. Isto pode ser feito com promoções-relâmpago ou distribuição de brindes via assinatura por email, ou na assinatura de newsletter periódico. Sempre incentive os usuários a digitar manualmente um endereço de email, pois aumenta a chance de coletar um email atualizado e válido.