Como saber a qualidade da sua campanha antes de disparar?

O sistema Vox Blue possui um medidor qualitativo de nível de SPAM do HTML há vários anos, que tenta auxiliar nossos clientes a melhorar o conteúdo HTML:

medidor-spam-voxblue

Neste post vamos ilustrar o uso de uma das novas ferramentas interativas disponíveis na Internet, Mail Tester, que tem objetivo de melhorar a qualidade do conteúdo das campanhas e a sua entregabilidade.

Assim que abrir o site (que tem uma aparência muito simpática), veremos que há um endereço de email estampado no meio da página:

mail-tester-entrada

Vamos criar uma base de teste dentro do sistema Vox Blue, com este email como destinatário, e depois testar a campanha usando esta base. Assim que o teste for feito, já podemos clicar no botão “Em Seguida, verifique sua pontuação“, que vai nos levar à tela de resultados:

mail-tester-result1

Aparentemente está tudo correto para nossa campanha! (Obs.: usamos um HTML de nosso cliente Porto Seguro para este teste). Mas o que nos interessa está na parte de baixo:

mail-tester-result2

Clicando no “+” vai mostrar os detalhes de cada teste, vamos olhar os que nos interessam.

Autenticação.

Um dos itens mais importantes no envio de email marketing é a autenticação do remetente:

mail-tester-result3

Neste caso, a configuração DNS do servidor de envio (SPF, fe1.voxblue.com associado ao IP 107.23.22.46) está correta, e a autorização de envio (Sender ID e DKIM), dada pelo domínio-remetente ao servidor Vox Blue, também está correta.

Não deixe de ler nosso post sobre autenticação!

Lista Negra.

O servidor utilizado neste teste não consta em nenhuma lista-negra:

mail-tester-result4

Conteúdo.

Spamassassin é um dos softwares de análise de conteúdo mais populares da Internet, e neste teste nosso indica sugere uma melhoria possível: enviar o texto da campanha junto, além do código HTML.

mail-tester-result5

Todas as imagens possuem texto alternativo, para transmitir a mensage da campanha mesmo quando o programa de email do destinatário bloqueie imagens:

mail-tester-result6

Por fim, todos os links que existem dentro do HTML foram checados, e não há nenhum link quebrado:

mail-tester-result7

Realmente, uma excelente ferramenta, simples de usar e muito completo nos resultados!

Uma última observação: o mesmo endereço de email de teste (em nosso exemplo, web-N7i32W@mail-tester.com, pode ser reutilizado. Para acessar o relatório, basta abrir este link no seu browser favorito (altere a parte final do link para seu endereço de email de teste):

http://www.mail-tester.com/web-N7i32W