A importância do marketing para as empresas

O marketing tem grande importância nas empresas, já que trabalha para divulgação de determinado produto ou serviço, a fim de torná-lo mais competitivo no mercado. E falar desse tema é chamar a atenção dos empreendedores para a importância de se investir em marketing, mesmo tendo o seu negócio classificado como pequeno ou de médio porte. Sendo negócio, o marketing deve estar presente.

Investir em marketing não é caro para pequenos empresários, apesar de muitos cultivarem esse pensamento, por terem como referência as grandes campanhas de mídia de massa, divulgadas em emissoras de TV, rádio… dentre outros. Nesse caso, se prendem nos grandes orçamentos das multinacionais e essa referência torna o orçamento do pequeno empresário desproporcional, inclusive, às necessidades da empresa dele. Não ficará custoso, atenderá um número segmentado/limitado de clientes, ou seja, deve ser levado em conta o ciclo: tipo de empresa, produto, público-alvo e orçamento disponível.

Existem várias ações de baixo custo que podem ser implementadas em pequenas empresas e muitas delas o pequeno empresário pode realizar a custo zero: divulgue seus pontos fortes, faça marketing de guerrilha, use as redes sociais (grátis), envie mensagens de texto, faça a sua campanha por e-mail, coloque pequenos vídeos na internet (grátis), pegue carona nas grandes marcas, negociando elas em sua empresa (grátis), divulgue as suas conquistas, leve o público para dentro da empresa (eventos promocionais), apareça nos links patrocinados, anuncie em mídias alternativas (bike marketing, táxi…), invista nas parcerias, seja seu próprio garoto-propaganda, facilite a vida dos clientes (aumentando seu mix de produtos), aproveite as datas comemorativas, estimule o boca a boca, ofereça amostras grátis, dê atenção ao pós-venda, planeje promoções-relâmpago… mime o cliente, já que todo cliente adora.