5 Erros mais Comuns na Hora de Trabalhar Sua Marca em Redes Socias

blog terça

1 – Ausência de equilíbrio no tipo de conteúdo

Vídeo, foto, texto e link. Vá na sua Fanpage agora e me diga se você tem produzido conteúdo nesses formatos. Esses são apenas alguns bons exemplos do que você pode fazer. Crie equilíbrio nesses formatos e você terá resultados melhores no alcance e engajamento.

Se você for uma empresa de TI, faça vídeos com sua equipe tirando dúvidas sobre os procedimentos internos e que são comuns com os clientes que você atende.

Se você é um salão de beleza, crie um álbum com fotos com diferentes tipos de cabelos para diferentes ocasiões e perfis de mulheres.

Se você tem uma oficina mecânica, faça vídeos curtos dando orientações aos clientes em diferentes situações, como trocar o pneu do carro ou manter a conservação do limpador.

Se você tem uma loja de roupas e acessórios femininos, monte looks para diferentes ocasiões e compartilhe através do Snap e Instagram com sua seguidoras.

Acabei de compartilhar 4 exemplos simples para diferentes tipos de negócios e público-alvo.

2 – Focar apenas em uma única rede social, sem se preocupar com o crescimento das outras e do próprio interesse do público-alvo

Presença online é diferente de presença no Facebook. Disponibilizar tempo e investir em outras redes sociais, mesmo que com esforço menor, é fundamental para o crescimento sustentável e consolidação da sua empresa.

Não estou afirmando que você precisa criar contas no Twitter, Instagram, Snapchat, LinkedIn, Slidshare, YouTube e outras dezenas de redes sociais. A reflexão que eu quero provocar em você é a seguinte:

Crie um planejamento de conteúdo e uma estratégia que seja capaz de conversar com o seu público em diferentes canais e formatos. Separe um tempo para criar conteúdo sensacional, independente do canal e que a sua persona identifique valor.

Abra a cabeça, fuja do óbvio, seja criativo, explore novas redes e seja diferente. O sucesso do seu negócio nas redes sociais depende também de experimentar e ARRISCAR.

3 – Não promover enquetes, pesquisas e perguntas com fãs e seguidores

“Ai meu Deus, o dia dos namorados está chegando e eu não sei o que posso oferecer de diferente em minha loja. Chame todos os funcionários para uma reunião e só vamos sair daqui quando todos derem uma ideia.”

Esse é um relato verdadeiro de um cliente que atendemos em 2014. Foi logo no início da consultoria e o mesmo nos mandou um e-mail desse jeito.

Oras, por que não utilizar as redes sociais e perguntar abertamente ao público o que eles gostariam? Podemos promover enquetes e disparar por e-mail, isso é claro se você tiver um banco de dados dos seus clientes.

 

pergunte-aos-seus-clientes-redes-sociais

Pense comigo: Você tem uma Fanpage com 10.000 fãs e está com uma dúvida sobre o que oferecer em uma data especial, ou então até mesmo que tipo de conteúdo as pessoas querem receber de você, o que aqui dentro nós chamamos de FOCO DO CLIENTE. Fazendo perguntas e promovendo enquetes você pode obter do fã informações valiosas, o que muitas delas já estão no próprio Facebook Insights.

Vá e faça. Depois me diga os resultados que você obteve com essa simples atitude.

4 – Não fazer Marketing de Conteúdo

e-Books, infográficos, hangouts e aulas ao vivo estão muito na moda, eu sei, mas é uma estratégia altamente eficaz e se for bem executada, você poderá ter um retorno excelente.

Porém, Marketing de Conteúdo vai muito além de e-books e vídeos cheio de gatilhos mentais. Não adianta nada fazer tudo isso se a sua entrega não for verdadeira.

Marketing de conteúdo precisa ser levado a sério e não apenas uma troca ou barganha. Eu te dou um e-book, você me dá o seu e-mail.

Se você é um restaurante, crie uma websérie com os próprios clientes e deixe que eles contem as experiências vividas no seu estabelecimento.

Se você tem uma barbearia, apresente aos seus clientes os produtos utilizados durante o corte e todos os seus benefícios. Por falar em benefícios, no Marketing de Conteúdo você deve saber exatamente como explorá-los. Falar apenas das características não é algo que você deve fazer.

5 – Esquecer dos relatórios

Relatórios em mídias sociais são partes fundamentais durante o trabalho de um consultor ou empresa. Existem muitas formas de se fazer um relatório. Defina um que seja interessante para o cliente e que o mesmo sirva para tomada de decisão.

Um relatório de mídias sociais deve conter o suficiente para que o cliente entenda. Durante todos esses anos trabalhando com projetos de marketing digital e social media, já vi relatórios que não conversam entre si e muito menos respondem a necessidade da empresa que contratou os serviços.

 

Entre em contato conosco para conhecer as ferramentas que a Vox Blue utiliza em nossa sessão de serviços, para que você alavanque seu numero de vendas e fidelize seus clientes e seja mais conhecido na web.

Faça uma consulta entrando em contato no telefone  (11) 3938-2358 ou por e-mail ccosta@voxblue.com.br